quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Elemento Terra



PALAVRAS CHAVE: sentir, tocar, cumprir, empreender

A Terra, está associada ao espírito prático e construtor. Simboliza a sensação, guiada pelo princípio da realidade; “eu acredito no que vejo e toco”. As pessoas do tipo Terra são sistemáticas, realistas, realizadoras, persistentes, organizadoras e pacientes. Seguem modelos clássicos, já experienciados e como tal as suas acções passam pelo crivo da consciência. Nada é deixado ao acaso. São em regra pessoas que privilegiam o método, trilham caminhos seguros e com paciência e muita persistência conseguem alcançar resultados positivos. O tipo Terra, não faz da aventura o seu ideal, constrói o seu dia a dia seguindo crenças pessoais e familiares que integraram e que foram sistematicamente validadas.

Diria Jung, que a sensação apreende o real através daquilo que percebe, sem qualquer dúvida; preto no branco, uma espécie de função da realidade que se preocupa somente com questões físicas, práticas, sensatas e materiais, transformando os seus esforços em realidades tangíveis. Existe aqui alguma analogia com o elemento Ar, embora sem o poder de abstracção e espontaneidade deste.

A concentração nos detalhes, para que não surjam surpresas que ponham em causa a sua natureza estruturada, é uma das suas características, como evidentes são a organização e a previsibilidade.

Quando este elemento se encontra em excesso no mapa do céu as pessoas podem apresentar um cunho muito materialista, dirigindo a acção e o pensamento apenas em termos do que é válido e real. Deste modo o mundo fantasmático, o mundo do imaginário pode estar de certa forma comprometido, como tal podem acercar-se de pessoas cujo idealismo possa estar presente, como as do Fogo, por exemplo.

Quando o elemento Terra apresenta uma fraca expressão no mapa do céu, os nativos podem manifestar dificuldades em gerir situações do real, pela fragilidade interior que patenteiam. Como tal necessitam de pessoas que expressem características práticas e realistas.

Os signos da Terra – Touro, Virgem e Capricórnio, são os representantes do materialismo, a vida gira em torno do mundo físico e geralmente possuem algumas competências em gerir e gerar bens materiais; no entanto, apesar das suas características empreendedoras, é-lhes difícil abraçar causas que envolvam riscos.


TOURO

O Touro é caprichoso e a sua teimosia está bem patente, quando tenta impor as suas ideias conservadoras aos outros, no entanto sabem envolvê-los no que aos afectos diz respeito. Gostam dos prazeres da vida e tem uma certa predilecção para as questões estéticas. Uma casa acolhedora, um refúgio aprazível, desfrutar da natureza, são necessidades de que não pode dispensar.


VIRGEM

Em Virgem, o elemento Terra expressa-se através do método, de algum secretismo nas opiniões e nas acções, nos detalhes. São especialmente competentes em tarefas que exigem rigor e meticulosidade. Ao contrário do Touro, coopera com as condições existentes, adaptando-se a elas com alguma facilidade. Um dos seus principais objectivos é alcançar a perfeição, mas é nessa busca incessante, que se perdem num labirinto de ideias e de crenças que em muitos casos não lhe tornam a vida gratificante. Não são necessariamente criativos, mas são prestativos, cuidadores, e preocupam-se em geral com a saúde, chegando por vezes a ser obsessivos.


CAPRICÓRNIO

Capricórnio aufere uma mescla de consciência social aliada à auto-aprovação e incerteza. A seriedade que permeia a consciência de Capricórnio é, em regra, aliviada por um senso de humor seco e levemente irónico que se diferencia por exemplo do sarcasmo do Escorpião. A autoridade impõe-lhe regras ao comportamento; o seu super ego não lhe permite partir para a aventura de forma a desafiar o que está instituído, porque ser alvo de condenação social seria um golpe muito duro do qual teria dificuldade em ultrapassar. A sua natureza é geralmente retraída, um pouco sombria até, predominando a introversão (Saturno).


Fernando Barnabé

Sem comentários:

Enviar um comentário