quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Elemento Ar




PALAVRAS CHAVE: o pensamento, o mundo das ideias, a reflexão, a abstracção

O elemento Ar, está associado ao pensamento. A vida é interpretada através dos processos mentais. As pessoas do tipo Ar são pois inquietas, sedentas pelo saber, comunicativas e com grande necessidade de quebrar a rotina. A mobilidade, a independência e a curiosidade fazem parte das suas características. Tomam decisões a partir da ética e do pensamento; o mundo das ideias é a sua paixão maior. O Ar, ao contrário da Água, caracteriza-se pelo seu raciocínio lógico, pelo seu espírito inteligente e espirituoso.

O Ar, busca amplitude e expansão, e, graças ao facto de prescindirem de dramas emocionais possuem uma certa frieza quanto aos afectos, o que lhes permite vislumbrar com clareza os seus relacionamentos pessoais. O Ar, não privilegia, em regra, a intimidade, compensando esta característica através das suas originais ideias e abstracções.

Quando este elemento se encontra excessivamente representado no mapa do céu de uma pessoa, ela tenderá a adoptar uma postura demasiado racional perante a vida, tendo pois dificuldades em gerir o seu mundo afectivo e entrar em contacto com sentimentos básicos, como carência ou dependência. Pode ser-lhe difícil estabelecer empatia e mostrar sentimentos calorosos pelos outros.

Por outro lado, quando este elemento não abunda, antes escasseia, o sujeito pode não confiar nas suas competências intelectuais e, como tal, podem vir a necessitar de comprovações narcísicas que lhes dê motivos para acreditarem na sua inteligência e argúcia.

O Ar, é portanto socialmente versado e os três signos que o representam – Gémeos, Balança e Aquário, têm uma especial competência para aconselhar todos aqueles que apresentam problemáticas afectivas, pela sua objectividade e clareza de raciocínio. Mas não se pense que não sentem...


GÉMEOS

Gémeos expressa duplicidade, ambivalência e inquietude interior. A liberdade, o movimento e à sua adaptação às mudanças são algumas das suas características. Este aspecto adaptável torna-o bastante apreciado em situações sociais já que a sua sagacidade, inteligência e humor genuíno e fácil são motivo de interesse. Bem informado, carece no entanto da profundidade para desenvolver uma compreensão do comportamento humano. Estão mais atentos ao exterior do que ao mundo interno dos demais, daí que possa parecer um pouco superficial. Concentrar-se profundamente em qualquer assunto, não é decerto uma das suas competências, gostam isso sim de aprender rapidamente e de se sentirem actualizados quanto à informação que julgam relevante.


BALANÇA

Balança, privilegia o outro, o mundo das trocas sociais, o belo e o estético. A necessidade da aprovação dos outros é vital para a manutenção da sua auto estima. Possuem um charme e encanto inatos, com os quais algumas vezes manipulam subtilmente os seus parceiros. Balança sintoniza-se com facilidade com o mundo afectivo e é típico estarem apaixonados pelo amor(Vénus). A sua diplomacia, a necessidade de agradar, mas também de poder discutir ideias num plano amigável são aspectos que privilegia e promove.


AQUÁRIO

Aquário, o 11º signo do Zodíaco é caracterizado pelo seu espírito fraterno e humanista. Possui uma visão que está em geral acima dos padrões instituídos, pela originalidade e visão prometeica das suas ideias e ideais. São muitas vezes o baluarte da defesa das liberdades e garantias dos mais desfavorecidos, por detestarem injustiças, quaisquer que sejam.

Em Aquário, o apego pessoal ao mundo exterior é abandonado a favor da comunidade, de modo que assistimos à transição da ambição pessoal em prol da ambição colectiva. É dessa consciência de grupo que o aquariano se sente perfeitamente em harmonia na companhia de amigos, colegas e associados. No entanto, não se deixa corromper ou adaptar às tendências do momento apemnas por serem populares ou predominantes.

Acreditam na liberdade dos indivíduos e na sua em particular, mas podem ser prepotentes por pretenderem que os outros sigam as suas ideais e os seus ideias revolucionários. São regra geral fraternos, embora como uma nota de imprevisibilidade, excentricidade e rebeldia que teimam em cultivar e que os distingue dos demais.


Fernando Barnabé

Sem comentários:

Enviar um comentário