quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

O Elemento Fogo


PALAVRAS CHAVE: intuir, imaginar, criar, idealizar, impulsionar

Os quatro elementos: Fogo, Terra, Ar e Água, são componentes que estruturam a ciência astrológica. A sua importância é tão relevante que o astrólogo não ficará indiferente à representatividade de cada um deles no mapa do céu de qualquer pessoa. É que a carência ou excesso de qualquer destes elementos permite-mos entender a qualidade do seu mundo interno e externo e, de uma forma mais fina, analisando também o ascendente, as casas, a posição dos planetas por signo e por aspecto, a sua dinâmica energética pessoal.

Segundo Jung a função intuitiva preocupa-se com as possibilidades inerentes a uma determinada situação. A intuição percebe as coisas através do inconsciente, amiúde rápida e instantaneamente, sem ter a noção de como surgiu a ideia. Este processo criativo, originário do inconsciente é com frequência a mãe de uma ideia original e empreendedora. Assim é com o fogo; ele simboliza os processos intuitivos, os nossos anseios e desejos inconscientes, a acção rápida, impaciente e célere, e a necessidade de consumir o excesso de energia vital que possui.

Associado ao entusiasmo, as pessoas do tipo Fogo são carismáticas, vivas, criativas, impetuosas, transbordando energia. O seu instinto criador e espírito aventureiro podem estar presentes. No entanto, se estamos perante um mapa do céu com excesso de Fogo, podem surgir dificuldades em termos da organização e estrutura da sua vida pessoal. A falta dele, por sua vez, pode produzir baixa auto estima e como consequência a necessidade da obtenção de comprovações narcísicas.

Os três Signos do Fogo, Carneiro, Leão e Sagitário, possuem o dom de intuir as oportunidades que a vida oferece, avançam sem temor e correm riscos que podem trazer-lhes grandes alegrias, mas também alguns dissabores. No entanto, convém especificar, que o elemento Fogo não se expressa da mesma forma nestes três signos.


CARNEIRO

O Fogo do Carneiro atesta uma energia guerreira, primária, tendente ao desempenho de acções variadas e compulsivas, nem sempre levadas a bom porto, antes abandonadas ou relegadas para segundo plano, porque uma outra ideia ou acção surge no horizonte, mas o seu dinamismo e vontade são devidamente apreciados.


LEÃO

O Leão, possui um Fogo mais refinado, é capaz de estruturar melhor as suas acções e, em regra termina as actividades a que se propôs. É ambicioso e narcísico, privilegiando no entanto com o seu ardor magnânimo aqueles que ama.


SAGITÁRIO

O fogo sagitariano é mais subtil e espiritualizado. Simboliza a aventura aliada à necessidade de expansão dos seus ideais humanitários. Expressa necessidades secundárias, descentradas da matéria e do próprio Ego. É um Fogo que já não tem a necessidade de guerrear para se impor; expressa pois qualidades que privilegiam a partilha e os ideias de igualdade e fraternidade, próprios dos ideais superiores.


Fernando Barnabé

2 comentários: