segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

O Elemento Água

Desde muito jovem que me senti atraído pelos "mistérios" da Astrologia. Sempre tive curiosidade em saber das relações existentes entre a dinâmica celeste e o ser humano, e, por isso mesmo, fui, ao longo de décadas, aprofundando o meu conhecimento nesta matéria. Deixo-vos com o significado do elemento Água e dos signos que pertencem a este elemento, com a promessa de que os abordarei a todos sem excepção.

O Elemento Água

PALAVRAS CHAVE: sentimento, emoção

Este elemento está associado ao sentimento e à emotividade; assim sendo, as pessoas do tipo Água são sensíveis, perceptivas, empáticas, fazendo das emoções, do envolvimento afectivo e da partilha emocional o seu “sustento”. Tomam decisões a partir de necessidades internas, que, em regra, expressam uma tonalidade afectiva muito acentuada. O tipo Água assume a tendência para o drama emocional, para o envolvimento sentimental, geralmente apresentando um estado melancólico ou até mesmo depressivo.

A sua busca pela intensidade e calor humanos podem torná-los dependentes, caso o excesso de Água seja muito evidente no mapa do céu.

Gerir problemáticas afectivas não será decerto da sua competência, já que, a hipersensibilidade não lhes permite o raciocínio claro, nem o necessário distanciamento de modo a que estas não o afectem. A extrema emocionalidade pode ser causa de desestruturação da sua vida em geral, daí que devam potencializar as suas competências e valorizar-se, não só pela sua capacidade em compreender o sofrimento dos outros, mas também pela sua irrepreensível disponibilidade em conceder o seu apoio.

Quando o elemento Água não está equilibrado no mapa do céu, as pessoas terão alguma dificuldade em gerir a sua emotividade. Sentem todo o seu impacto, ou, pelo contrário alguma indiferença, como forma de se defenderem das suas fragilidades.
Devem pois trabalhar no sentido de promover a sua auto estima, porque sensibilidade, ao contrário do que muitos pensam não é sinónimo de fragilidade. Devem pois ser apoiadas pelas pessoas do tipo Ar, pela sua racionalidade e objectividade, características que escasseiam no tipo Água.

Os três signos de Água, apesar de apresentarem uma compreensão dos sentimentos e emoções mais apurada do que os outros três elementos, podem até parecer relutantes em comunicá-los. Existe uma tal profundidade em Caranguejo, Escorpião e Peixes, que a expressão afectiva nem sempre é explicável pela palavra, daí que, muitas vezes, se remetam ao silêncio.

Como grande parte da sociedade actual considera a função sentimento como algo inferior, Caranguejo adquiriu a infeliz reputação de ser um signo frágil, excessivamente sentimental e instável. Essas particularidades surgem no entanto, quando não lhes foi possível aprender a gerir e a canalizar os seus sentimentos ou porque a sua vulnerabilidade e fragilidade interiores não o permitiram.


CARANGUEJO

Caranguejo precisa de alguém que o proteja e de uma estrutura sólida a que se possa ancorar. Em Caranguejo, a extroversão depende do que acontece exteriormente, ele procura integrar-se no meio, tentando agradar aos outros com o seu altruísmo e sociabilidade. Têm na família o seu principal abrigo e nada pode afastá-los da missão que é, satisfazer as necessidades dos que lhe são próximos.

As impressões recebidas de fora são totalmente absorvidas, de modo que geralmente possuem um sexto sentido que lhes permite perceber o que acontece com os demais. É puro instinto, uma vez que este signo está frequentemente em contacto com as águas da vida.


ESCORPIÃO

Como todos os signos de Água, Escorpião é de uma sensibilidade extrema. Os dramas emocionais são vividos com intensidade; Aliás, não renunciam facilmente a esses sentimentos pelo poderoso efeito que estes exercem sobre si. São pois de uma natureza ardente, apaixonada, e vibrante. A intensidade dos seus sentimentos chega a desestruturá-los internamente, ao ponto de se obsessionarem, pelo objecto do seu amor. A rejeição é-lhes penosa, assim como a infidelidade. A sua experiência na esfera emocional é muitas vezes avassaladora, ao ponto de se afundarem nos abismos insondáveis da degradação humana para logo renascer na sua expressão mais nobre e autêntica.

Podem ser excessivamente ambiciosos e lúbricos, mas também extremamente abnegados e terem um comportamento sóbrio e austero. Nenhum outro signo é capaz de expressar-se emocionalmente como Escorpião, podem amar com loucura mas também odiar do mesmo modo. São tão intensos e difíceis de gerir estes sentimentos que, muitas vezes, a sua verbalização torna-se penosa, pelo bloqueio interno que origina.


PEIXES

Com Peixes, o elemento Água adquire outras tonalidades. Em geral cultivam a humildade e o seu ego dilui-se no imenso oceano da vida. É-lhes fácil captar as vibrações dos outros, assim como estabelecer relações empáticas com relativa facilidade. São submissos e prestativos, cedendo muitas vezes a ordens pela dificuldade em verbalizar a palavra, não. Sendo do tipo sentimento ele tem facilidade em perceber as qualidades humanas, mas não só percebê-las, aceitá-las também. Talvez esta particularidade advenha da grande necessidade em serem devidamente apreciados e amados, já que a sua auto imagem e auto conceito são invulgarmente frágeis.

Não é raro vê-los culparem-se pelos objectivos que não conseguiram alcançar; é que nem sempre expressam uma vontade férrea na prossecução dos seus propósitos.

Gostam de ser conduzidos, mais do que conduzir a ponto de se distraírem e deixarem em mãos alheias os seus desígnios pessoais; é que a sua crença no divino fá-los acreditar que estarão sempre em boas mãos.


Fernando Barnabé

3 comentários: