terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Vampirismo emocional - significado


Todo o ser humano que procura no outro a energia psíquica e sexual necessária para alimentar um ego imaturo e fantasista. O seu “modus operandi” baseia-se na manipulação e na sedução.

São exímios em percepcionar fragilidades, servindo-se muitas vezes do dom da palavra, da omissão e da mentira para confundir a “presa”.
Ao vampiro move a conquista, mas, nem sempre a sua verdadeira motivação é do domínio consciente, e, em regra, não tem noção da sua estrutura psíquica perturbada.

A presa, por seu lado, sucumbe aos encantos do vampiro já que ele(a) é o espelho, numa primeira análise, de todos os seus anseios e expectativas. Mais tarde, uma inexplicável quebra energética invade a incauta presa e o sentimento de plenitude e de paixão inicialmente sentidos, dão lugar a uma inexplicável obsessão. É tal a intensidade das energias em jogo, que a presa pode até sucumbir a pensamentos recorrentes de perda, e, não raro, de tentativa de suicídio.

Este sofrimento, pode assemelhar-se à imagem de uma mosca que tenta desenvencilhar-se da mortal teia.

Aqueles que dela conseguem libertar-se jamais esquecerão a intensidade da experiência; invariavelmente, ela constituirá uma aprendizagem, que pode vir a transformar decisivamente a sua existência.


Fernando Barnabé

2 comentários:

  1. Muito interessante, Fernando, este teu post. Acredito que numa fase ou outra das nossas vidas, quase todos nos cruzamos com uma experiencia assim. Muito marcante e inesquecivel, como dizes. E sim, muda-nos radicalmente. Muitos jamais conseguer recuperar a capacidade de confiar em alguem.

    Abraco

    ResponderEliminar
  2. Tens toda a razão Francisco, não há como sentir na pele para poder avaliar o choque que a situação provoca...

    Abraço

    ResponderEliminar